quarta-feira, 30 de abril de 2014

Maquiagem: fazendo o contorno do rosto



Como adoramos maquiagem, Manuella deu a dica para escrever sobre contorno – técnica de maquiagem que tem feito sucesso. Confesso que apesar de makemaníaca, meus dotes técnicos são bem limitados, Manu leva mais bem mais jeito que eu, então fui em busca de mais informações e dicas sobre esse truque mágico.

Chamei de truque mágico porque através dele um rosto mais cheinho pode ganhar traços mais finos e definidos, por exemplo. É possível também afinar nariz, diminuir queixo e testa. Antigamente, o contorno era visto como segredo de bastidores. Todo mundo fazia, mas não dizia, mas agora tutoriais de todos os tipos estão espalhados na internet.

Conceituando

Pra dar uma explicação rápida, contorno é a técnica que nos ajuda a evidenciar, levar pra frente, iluminar e/ou esconder, afundar e disfarçar traços com o jogo de luz e sombra. Em tudo que queremos esconder ou disfarçar aplicamos produto mais escuros (pode ser pó, base, corretivo, blush e até sombra) e em tudo que queremos iluminar e evidenciar aplicamos produtos mais claros.

Os lugares mais comuns para iluminar são: zona T/ponte do nariz, V abaixo dos olhos, arco da sobrancelha e V da boca. Os lugares mais comuns para esconder são: têmporas, abaixo do osso da bochecha, na “papadinha” do queixo e em volta do nariz.
Lembre-se que: tudo o que você escurecer vai aparentar menor/ ‘mais fundo’; tudo o que clarear irá “para frente”, destacará.

 Dicas de prima!!!

 - O ideal é você identificar no seu rosto o que precisa ser disfarçado e evidenciado, depois é se jogar no contorno. 

- Não encane com o produto que vai usar, aproveite aquela base que você comprou na cor errada e veio mais escura, ou o corretivo claro demais, e vai começando a dar outras finalidades pra eles.

- Não existe uma regra, pois cada formato de rosto pede um tipo de contorno. (Tire um foto de frente só do seu rosto e analise o que precisa ser destacado e o que necessita sem aprofundado/ diminuído).


- Existem paletas que já vem com várias cores de corretivo cremoso, elas são ótimas para contorno, pois já têm o claro e o escuro. Se quiser, use os que tiver em casa, mas lembre-se que precisará de um corretivo 2 a 3 tons mais claros que sua pele para iluminar e camuflar, e um corretivo uns 3 tons mais escuros para contornar/definir. O Corretivo liquido fica menos pesado do que com o corretivo cremoso, porém, é mais difícil de esfumar perfeitamente.

-
Para um contorno bem mais natural, use base líquida. É só seguir o princípio de uma base mais clara nas partes que quiser ressaltar e uma base mais escura que sua pele para contornar!
 
- O segredo para esfumar as linhas do contorno é ir dando batidinhas com um pincel ou esponja em cima das linhas feitas. SEM ESFREGAR para não “apagar” o efeito. Pode-se também umedecer com água ou algum fixador de maquiagem (essa umedecida ajuda a dissolver os produtos, e facilita na hora de mesclar o tom escuro no claro). Caso perceba que o contorno está MUITO marcado e quiser que fique mais mesclado, coloque umas gotinhas da sua base (aquela da cor da sua pele) na esponja e dê mais batidinhas na área de transição do escuro para o claro.
- Quem quiser conhecer um pouco mais do trabalho do maquiador Samer, dá uma passada na página dele no facebook. Cada transformação de cair o queixo.

A Camila Coelho (Super Vaidosa) é minha queridinha das makes (ta, não só dos makes) e é adepta do contorno, inclusive de maneira mais discreta, para uma produção do dia a dia, usando a técnica para afinar nariz, disfarçar queixo e testa, esses detalhes que fazem diferença, mas que ela sempre faz de maneira sutil, sem essas grandes transformações rsrs Vale a pena conferir as dicas dela nesse tutorial

sábado, 26 de abril de 2014

Cabelos: californianas ou ombré hair?



Dizem que os homens preferem as loiras, bem, eu não concordo muito, mas que a maioria das mulheres adora uma mudança de visual, e entre as principais está o cabelo, isso eu concordo. Entre as técnicas para clarear os fios, as mechas se destacam; e entre elas temos o ombré hair e as californianas. Mas qual a diferença?


O ombré hair (técnica francesa que significa cabelos sombreados) é utilizado para deixar as pontas dos cabelos gradativamente mais claros do que a raiz, como um degrade bem sutil. Trata-se do clareamento de várias mechas, em altura diferente uma das outras, deixando a raiz na cor natural e todo o restante do cabelo é divido e só algumas mechas é descolorida, criando um efeito mais natural, com ar de dourado pelo sol. Esse estilo não para de mudar. A cada ano a técnica se renova e fica mais bonita e moderna. As mechas ombré hair para o verão 2014, estão mais modernas e despojadas. Desta vez, elas surgem douradas, como um efeito “queimado de sol”. Antes, era raiz escura e ponta clara. Agora, a raiz ganha mechas mais claras finas, que engrossam até chegar às pontas. Além de garantir o efeito “loiro com naturalidade”, a tendência é prática, já que exige retoque apenas depois de quatro ou cinco meses.
As mechas californianas clareiam apenas as pontas do cabelo. É como se houvesse uma linha em determinada altura do cabelo que separasse a cor natural e a coloração Neste caso é criada uma faixa mais clara por igual, com uma divisão da cor mais marcada. Resumindo, as mechas de cabelos são descoloridas praticamente na mesma altura uma das outras, criando assim uma faixa mais clara apenas nas pontas. Assim como o ombré hair, tem a vantagem de não exigir tanto retoque da raiz.
Viram como as técnicas chegam a ser parecidas? Por isso é comum confundimos californiana com ombré hair. O que muda é a altura que é feita a descoloração, que no caso do ombré hair, fica mais discreta e misturada no cabelo, enquanto nas californianas fica bem mais marcada.


Dicas de prima!!!

- Loiras naturais também ficam bem com mechas ombré hair mais platinadas e tons mais claros que o tom natural da raiz dos cabelos. As morenas podem investir nos tons caramelo, marrom, cobre ou loiro escuro.
- No caso de escolher californianas, as morenas devem evitar clarear demais para que o contraste não fique excessivo.
- A vantagem da Ombré Hair é que não é necessário o retoque da raiz mensalmente ou quinzenalmente, como acontece com quem faz mechas ou pinta todo o cabelo.
- Opte por primeiramente tratar seu cabelo, para que ele aguente as mechas. E não economize, use produtos de qualidade, recomendados por profissionais da área.
- Se quiser manter a cor por mais tempo, a dica é evitar lavar os cabelos todos os dias. E mais, tome banho com água morna ou fria, pois o vapor da água muito quente desbota e deixa as mechas mais ressecadas.
- Para evitar o tom amarelado, apele para os milagrosos shampoos roxos, eles neutralizam o amarelado do cabelo e podem ser usados até uma vez por semana. Os cabelos descoloridos acabam puxando para o amarelo ou laranja, e embora muitas mulheres até gostem desse tom mais forte, a maioria quer um aspecto mais natural e chic, por isso é recomendado o uso de tonalizantes com um fundo de cinza ou roxo, para neutralizar o amarelo. Outra dica é fugir dos shampoos antirresíduos, eles desbotam a cor e fragilizam os fios loiros.

Eu virei adepta do ombré hair. Acho que ilumina e rejuvenesce o rosto, mantém uma naturalidade aos fios, e deixa o visual mais moderno. Acho até que as californianas estão sendo meio esquecidas.
Em Macapá, quem cuida do meu cabelo é o Virlan Aguiar.

Studio Virlan Aguiar
Instagram @studiovirlanaguiar
Telefone: (96) 3223 8387
Endereço: Avenida Pedro Baião, entre as ruas Jovino Dinoá e Leopoldo Machado. 

quarta-feira, 16 de abril de 2014

Bolsas: Fake, réplica ou inspired?

Uma bolsa original, de uma grife internacional que custa vários mil reais não é acessível para a maior parte da população. Então, por isso surge a oportunidade de todas terem um modelo badalado pagando beeeem menos. Isso acontece com todo tipo de produto imaginável, mas vamos focar nas bolsas.
É normal ficarmos babando com os lançamentos das grandes marcas e grifes e pensando “isso não me pertence”, muitas de nós acabem recorrendo às imitações. Como a proposta do blog é dar dicas acessíveis, resolvi fazer este post sobre as diferenças entre “fake”, “réplica” e “inspired”.

Basicamente:

Fake - Cópia grosseira aquele bem camelô, que só se passa pelo original se for por foto desfocada rs.
Réplica - Falsificação perfeita (ou quase). Criada para ser IDÊNTICA, com logomarca, mesmos detalhes. Nos modelos mais elaborados (e até bem carinhos) fica realmente difícil identificar se é verdadeira ou não. Mas não se esqueçam que é falsificação. Crime. As marcas tem direito sobre seus nomes.
Inspired - Não leva o nome da marca original, imita apenas o modelo por um preço bem menor (às vezes a qualidade também). Elas são bem comuns e estão inclusive em shoppings, confeccionadas por grifes brasileiras. São aqueles modelos iguais ou pouco modificados de grandes nomes como Prada, Hermés, Louis Vuitton, entre outras. Você olha e identifica na hora o modelo ao qual foi inspirado.





Para mim réplicas são o fim (não vou nem falar das fakes). Por que? As réplicas de primeira linha, ou seja, as “mais perfeitas” não são tão baratas. A gente acaba pagando caro para “se enganar” ou “enganar” ou outros. E nenhuma das duas alternativas me é confortável. Sei lá, parece que você se importa mais em ostentar a marca do que o modelo, afinal é o modelo que faz uma peça ser bonita.
Já em relação às inspirações e versões confesso que concordo e considero praticamente um elogio à marca. Sinal que o modelo daquela grife deu certo e outras marcas estão seguindo, tornando acessível à um público maior. Reforça minha teoria de que a beleza está no modelo e não na “etiqueta”

Dicas de prima!

- No post falamos sobre bolsas, mas tenho observado que outra febre na internet são as réplicas de maquiagem. MAC, Urban Decay (as paletas Nakeds lideram o top 5 das imitações). Cosméticos falsificados não são fiscalizados ou controlados por autoridades de saúde e órgãos regulamentadores. Quando não se sabe a procedência pode causar reações como alergias, irritação e descamação da pele, entre outras. Nunca se sabe!
- Muitos vendedores tentam vendar falsificações como originais (o que é ainda pior). Para tentar não cair nesses “golpes” podemos observar algumas questões. Se um produto faz parte de uma edição limitada muito popular de uma marca famosa de tempos atrás, a possibilidade de estar ainda disponível para venda é muito baixa. Provavelmente o produto oferecido se trata de uma falsificação. Anúncios com descontos muito altos, diferença muito grande do valor de mercado do produto, dificilmente será o produto original… Observar as embalagens, as informações contidas nas mesmas, o tipo de fonte usado no rótulo e a grafia do nome da marca é muito importante na hora de identificar o produto falso.

segunda-feira, 14 de abril de 2014

Cuidados com a pele



A idade vai chegando (quase 30 gente) e vamos percebendo que não dá mais para relaxar com nossa pele, ainda mais com esse sol de rachar. Quando se gosta de maquiagem então, os cuidados precisam ser redobrados.

Como já abusei muito do sol, já contabilizo prejuízos visíveis (manchinhas no rosto), também tenho umas olheiras que incomodam bastante, então resolvi buscar orientação profissional do que preciso fazer que conservar minha pele e tentar recupera-la um pouco.

Resolvi compartilhar com vocês um passo a passo básico.

Manhã
1)      Lavar o rosto com sabonete (Lipikar Surgras – La Roche Posay)
2)      Aplicar um hidratante facial (Effaclar M – La Roche Posay)
3)      Aplicar creme para área dos olhos (Agecare Olhos – Mantecorp)
4)      Filtro Solar (Anthelios AC 60 toque seco – La Roche Posay)
5)      Maquiagem

Noite
1)      Retirar a maquiagem
2)      Lavar o rosto com sabonete (Lipikar Surgras – La Roche Posay)
3)      Aplicar creme para área dos olhos (Agecare Olhos – Mantecorp)
4)      Ácido (com acompanhamento profissional, que irá determinar o período de uso, para ser intercalado com algum creme hidratante noturno)

Lembrando que citei filtro solar para o rosto, mas não podemos esquecer do resto do corpo, principalmente as mãos que costumam ficar bem expostas ao sol, inclusive enquanto dirigimos. Ah, o filtro solar tem que ser reaplicado ao longo do dia!

Assim como o filtro solar, também não podemos esquecer de hidratar todo o corpo. Usar hidratante específico para as mãos é importante, e o mesmo deve ser reaplicado várias vezes ao dia (já ouviram dizer que pescoço e mãos entregam a idade da mulher?! Então não vamos relaxar né?!)

Bem, essas foram as orientações básicas que a dermatologista receitou baseada na minha pele. Por isso, ressalto que a consulta é essencial.

Dica de prima!

- Dentro da minha rotina de cuidados com a pele, inseri a Água Termal, que uso após lavar o rosto e antes de aplicar hidratante. Prometo um post só sobre Água Termal (acreditem, é um “supérfluo” que depois que usamos achamos tão essencial rsrs)

- Indico o blog Beleza e Pele (www.belezaepele.com) da dermatologista Dra. Ana Paula Moreira (foi com ela que me consultei em Macapá/AP)