quarta-feira, 30 de abril de 2014

Maquiagem: fazendo o contorno do rosto



Como adoramos maquiagem, Manuella deu a dica para escrever sobre contorno – técnica de maquiagem que tem feito sucesso. Confesso que apesar de makemaníaca, meus dotes técnicos são bem limitados, Manu leva mais bem mais jeito que eu, então fui em busca de mais informações e dicas sobre esse truque mágico.

Chamei de truque mágico porque através dele um rosto mais cheinho pode ganhar traços mais finos e definidos, por exemplo. É possível também afinar nariz, diminuir queixo e testa. Antigamente, o contorno era visto como segredo de bastidores. Todo mundo fazia, mas não dizia, mas agora tutoriais de todos os tipos estão espalhados na internet.

Conceituando

Pra dar uma explicação rápida, contorno é a técnica que nos ajuda a evidenciar, levar pra frente, iluminar e/ou esconder, afundar e disfarçar traços com o jogo de luz e sombra. Em tudo que queremos esconder ou disfarçar aplicamos produto mais escuros (pode ser pó, base, corretivo, blush e até sombra) e em tudo que queremos iluminar e evidenciar aplicamos produtos mais claros.

Os lugares mais comuns para iluminar são: zona T/ponte do nariz, V abaixo dos olhos, arco da sobrancelha e V da boca. Os lugares mais comuns para esconder são: têmporas, abaixo do osso da bochecha, na “papadinha” do queixo e em volta do nariz.
Lembre-se que: tudo o que você escurecer vai aparentar menor/ ‘mais fundo’; tudo o que clarear irá “para frente”, destacará.

 Dicas de prima!!!

 - O ideal é você identificar no seu rosto o que precisa ser disfarçado e evidenciado, depois é se jogar no contorno. 

- Não encane com o produto que vai usar, aproveite aquela base que você comprou na cor errada e veio mais escura, ou o corretivo claro demais, e vai começando a dar outras finalidades pra eles.

- Não existe uma regra, pois cada formato de rosto pede um tipo de contorno. (Tire um foto de frente só do seu rosto e analise o que precisa ser destacado e o que necessita sem aprofundado/ diminuído).


- Existem paletas que já vem com várias cores de corretivo cremoso, elas são ótimas para contorno, pois já têm o claro e o escuro. Se quiser, use os que tiver em casa, mas lembre-se que precisará de um corretivo 2 a 3 tons mais claros que sua pele para iluminar e camuflar, e um corretivo uns 3 tons mais escuros para contornar/definir. O Corretivo liquido fica menos pesado do que com o corretivo cremoso, porém, é mais difícil de esfumar perfeitamente.

-
Para um contorno bem mais natural, use base líquida. É só seguir o princípio de uma base mais clara nas partes que quiser ressaltar e uma base mais escura que sua pele para contornar!
 
- O segredo para esfumar as linhas do contorno é ir dando batidinhas com um pincel ou esponja em cima das linhas feitas. SEM ESFREGAR para não “apagar” o efeito. Pode-se também umedecer com água ou algum fixador de maquiagem (essa umedecida ajuda a dissolver os produtos, e facilita na hora de mesclar o tom escuro no claro). Caso perceba que o contorno está MUITO marcado e quiser que fique mais mesclado, coloque umas gotinhas da sua base (aquela da cor da sua pele) na esponja e dê mais batidinhas na área de transição do escuro para o claro.
- Quem quiser conhecer um pouco mais do trabalho do maquiador Samer, dá uma passada na página dele no facebook. Cada transformação de cair o queixo.

A Camila Coelho (Super Vaidosa) é minha queridinha das makes (ta, não só dos makes) e é adepta do contorno, inclusive de maneira mais discreta, para uma produção do dia a dia, usando a técnica para afinar nariz, disfarçar queixo e testa, esses detalhes que fazem diferença, mas que ela sempre faz de maneira sutil, sem essas grandes transformações rsrs Vale a pena conferir as dicas dela nesse tutorial

Nenhum comentário:

Postar um comentário