É normal ficarmos babando com os lançamentos das grandes marcas e grifes e pensando “isso não me pertence”, muitas de nós acabem recorrendo às imitações. Como a proposta do blog é dar dicas acessíveis, resolvi fazer este post sobre as diferenças entre “fake”, “réplica” e “inspired”.
Basicamente:
Fake - Cópia grosseiraRéplica - Falsificação perfeita (ou quase). Criada para ser IDÊNTICA, com logomarca, mesmos detalhes. Nos modelos mais elaborados (e até bem carinhos) fica realmente difícil identificar se é verdadeira ou não. Mas não se esqueçam que é falsificação. Crime. As marcas tem direito sobre seus nomes.
Inspired - Não leva o nome da marca original, imita apenas o modelo por um preço bem menor (às vezes a qualidade também). Elas são bem comuns e estão inclusive em shoppings, confeccionadas por grifes brasileiras. São aqueles modelos iguais ou pouco modificados de grandes nomes como Prada, Hermés, Louis Vuitton, entre outras. Você olha e identifica na hora o modelo ao qual foi inspirado.
Para mim réplicas são o fim (não vou nem falar das fakes). Por que? As réplicas de primeira linha, ou seja, as “mais perfeitas” não são tão baratas. A gente acaba pagando caro para “se enganar” ou “enganar” ou outros. E nenhuma das duas alternativas me é confortável. Sei lá, parece que você se importa mais em ostentar a marca do que o modelo, afinal é o modelo que faz uma peça ser bonita.
Já em relação às inspirações e versões confesso que concordo e considero praticamente um elogio à marca. Sinal que o modelo daquela grife deu certo e outras marcas estão seguindo, tornando acessível à um público maior. Reforça minha teoria de que a beleza está no modelo e não na “etiqueta”
Dicas de prima!
- No post falamos sobre bolsas, mas tenho observado que outra febre na internet são as réplicas de maquiagem. MAC, Urban Decay (as paletas Nakeds lideram o top 5 das imitações). Cosméticos falsificados não são fiscalizados ou controlados por autoridades de saúde e órgãos regulamentadores. Quando não se sabe a procedência pode causar reações como alergias, irritação e descamação da pele, entre outras. Nunca se sabe!- Muitos vendedores tentam vendar falsificações como originais (o que é ainda pior). Para tentar não cair nesses “golpes” podemos observar algumas questões. Se um produto faz parte de uma edição limitada muito popular de uma marca famosa de tempos atrás, a possibilidade de estar ainda disponível para venda é muito baixa. Provavelmente o produto oferecido se trata de uma falsificação. Anúncios com descontos muito altos, diferença muito grande do valor de mercado do produto, dificilmente será o produto original… Observar as embalagens, as informações contidas nas mesmas, o tipo de fonte usado no rótulo e a grafia do nome da marca é muito importante na hora de identificar o produto falso.
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